Reflexões

Porquê eu luto contra a gordofobia

segunda-feira, janeiro 11, 2016

*Post pessoal.
Algumas pessoas vieram falar, por diversos meios, que eu não deveria dar ouvidos as opiniões alheias em relação ao meu corpo e a gordofobia. Entendo que muitas delas tiveram a boa intenção pois o que queriam dizer é que eu sou melhor e muito mais forte que tudo isso. Mas é importante deixar claro: gordofobia é opressão, não sentimento.

A questão é que não tem como eu não dar ouvidos a "opinião" alheia quando a pessoa me nega um emprego por eu ser gorda, não tem como eu não dar ouvidos a "opinião" alheia quando a pessoa me nega um atendimento médico minimamente decente sem sequer tentar descobrir o que eu tenho porque acha que é só eu emagrecer que até minha dor de dente vai passar. Não há como eu ignorar a gordofobia quando eu sou hostilizada ou impedida de utilizar transporte público. Ou então quando eu não posso utilizar um banheiro porque mal cabe uma pessoa magra lá dentro, quem dirá eu. Eu não posso ignorar a gordofobia quando qualquer pessoa precisa estar vestida pra viver em sociedade e eu passo por um transtorno imenso até conseguir encontrar uma peça que eu consiga pagar e que não se pareça tanto com uma sacola. 
Eu nem posso ignorar a cultura da magreza, quem dirá a gordofobia. Não posso ignorar quando milhares de meninas tem distúrbios alimentares pelo medo (e nojo) de terem um corpo como o meu. Eu não posso ignorar sequer quando eu vejo uma pessoa que eu amo odiando os quilos que ganhou porque tudo que ela mais detestaria na vida é ter um corpo gordo, como o meu.

E, especialmente, não dá pra ignorar todos os atentados ao meu psicológico que eu sofri até hoje, de forma velada ou não, desde o que eu via na tv quando eu era criança e tentava imitar, até as cobranças mais pesadas que me fizeram começar a tomar sibutramina e outros remédios semelhantes com 14 anos.

A nossa sociedade é cruel com todas as mulheres, todas sofrem pressão estética e talvez não haja 01 mulher que não tenha, por um momento, odiado o próprio corpo. Mas a gordofobia é BEM MAIS que isso, é uma opressão estrutural que me nega a existência em sociedade, porque nem os espaços considerados públicos foram feitos pra mim.

Por tudo isso e porque eu quero lutar pra que outras meninas gordas não passem por tudo isso no futuro e pra fortalecer as que passam atualmente é que eu NÃO TENHO COMO ignorar a gordofobia. Não é uma opção.

Veja também:

0 comentários